História da moda – Parte III

Blog História da moda - Parte III

Em 1900

A Belle Époque e a moda Eduardiana eram muito semelhantes, só que uma acontecia na França e outra na Inglaterra. A moda deste período era luxuosa e extravagante. O uso intenso dos espartilhos, que deixavam as silhuetas das mulheres com as cinturas bem finas, continuava.

 

 

1914 – 1918

(período da I Guerra Mundial)

Madeleine Vionnet: nasceu em Aubervilles, na França, e ainda adolescente começou seu aprendizado como costureira. Foi para Paris, passou algum tempo em Londres e, em 1901, aos 25 anos, estava de volta à França. Seis anos mais tarde, estava trabalhando na Maison de Jacques Doucet, muito conceituada no final do século 19 e no começo do século 20, onde permaneceu por cinco anos.

Em 1912, afinal, Madeleine Vionnet inaugurou sua própria casa. Fechou-a durante a 1ª Guerra Mundial, e quando a reabriu, pouco tempo depois, começou a ganhar a preferência de muitas atrizes da época. Com um estilo inovador, costumava criar seus modelos diretamente em um manequim em miniatura.

 

Coco Chanel

Coco Chanel: foi uma estilista francesa e uma inovadora no campo da moda. Foi a fundadora da marca “Chanel”, um grande império na produção de roupas, bolsas, sapatos, perfumes, acessórios etc.

Coco Chanel nasceu na pequena vila de Saumur na França. Filha de uma lavadeira e de um vendedor de roupas Gabrielle Bonheur Chanel, seu nome de registro, ficou órfã de mãe quando pequena e foi levada pelo pai, junto com mais quatro irmãos para um orfanato na cidade de Auvergne onde ficou até 1903. Passou a adotar o nome “Coco” tirado da música “Qui qu’a vu Coco” onde apresentava no bordel.

Coco Chanel foi responsável por criar um estilo que preza o conforto, a praticidade e a funcionalidade. Em 1909 ela se estabelece em Paris com criações e venda de chapéus.

Em plena Guerra, Chanel propôs tailleur de jérsei, tecido mais leve, inspirado na roupa masculina. Ela foi a divulgadora do uso das duas peças.

Em 1921, foi lançado o mais emblemático perfume de todos os tempos: o Chanel nº 5. Foi primeiro perfume de mademoiselle Coco Chanel.

Chanel, já conhecida e respeitada na moda, criou o seu famoso petite robe noire , ou seja, seu “pretinho”, de corte sóbrio e forma simples, tornando-se um clássico da moda feminina, em 1926.





 

0 Comments

Leave a reply

X